CAMPOS DE DEMONSTRAÇÃO AGROGLOBAL

tomate

TOMATE DE INDÚSTRIA

Área do Campo de Demonstração:
Campo de Demonstração Tomate Indústria: 3ha

O campo de tomate tem uma área de 3 hectares, com três variedades distintas de tomate. Foi plantado no dia 10 de maio e a previsão de colheita será para o início de setembro.

O grande objectivo deste ensaio foi tirar partido da microbiologia do solo para assim gerar uma boa fertilidade do solo, com uma grande disponibilidade de nutrientes para a cultura. Desta forma, garantimos o máximo aproveitamento das unidades de fertilizante existente no solo ou fornecidas através de fertilizantes, assegurando a eficiência económica das unidades fertilizantes aportadas.

Na adubação de fundo aplicaram-se duas soluções distintas em duas parcelas, nas doses de 600 quilos por hectare.

O Renovation Fuerza Plus 123 (6-8-18) – gama de fertilizantes minigranulados caracterizados pelo fornecimento simultâneo em cada grão de todas as substâncias necessárias para uma adequada nutrição das culturas, com a particularidade de beneficiar da tecnologia PROLIFE® que potencia a flora microbiana e a actividade vegetativa.

E o Biofuerza 212 (5-5-10) - Fertilizante organomineral que fornece macroelementos e substâncias precursoras do desenvolvimento da rizosfera destinado a melhorar as condições e o desenvolvimento das plantas, assim como a flora microbiana.

Estas duas gamas beneficiam da tecnologia AMINOVIT® que fornece aminoácidos livres à cultura, melhorando a capacidade de resposta da cultura a todo o tipo de stresses (salino, hídrico, térmico e fisiológico). Ambas as soluções estão enriquecidas de vários micronutrientes protegidos e disponíveis.

Cerca de 30 dias após a adubação de fundo começaram a ser aplicados adubos líquidos - Renovation Fuerza Liquidos - inicialmente com formulações ricas em azoto e fósforo e nas fases finais, soluções mais direcionadas para o potássio para assim garantirmos o aumento do potencial produtivo, aumento do calibre e qualidade dos frutos.

A gama Renovation Fuerza Líquido é uma gama nutricional protegida com activadores enzimáticos, que beneficia da Tecnologia PRIMER®. Esta tecnologia permite o desenvolvimento de microrganismos edáficos que aumentam a assimilação de nutrientes do solo, assim como a indução da produção de promotores naturais de crescimento vegetal que melhoram o desenvolvimento da cultura. Para além de incorporar uma molécula inibidora dos processos de transformação do ciclo de azoto (DMPP).

Relativamente à restante adubação há a destacar o Efisoil Renovation, regenerador biológico dos solos e estimulante da atividade radicular, que favorece o desenvolvimento e a interação dos microrganismos com as plantas, uma vez que fornece elementos chave para a sua potenciação e multiplicação. A aplicação de Efisoil Renovation veio melhorar a estrutura do solo, aumentar a capacidade de retenção de água e favorecer o desenvolvimento radicular da cultura. Ao melhorar o complexo de troca catiónica do solo protege e mantém disponíveis catiões como o potássio, cálcio e magnésio, favorecendo a sua mobilização e assimilação pelas raízes das plantas.

Também o Efisoil Superbia, um fisioativador vegetal biológico que aumenta da eficiência das vias metabólicas necessárias para o crescimento vegetal, aumenta dos mecanismos de defesa naturais contra organismos patogénicos e os mecanismos de defesa contra as condições climáticas adversas reforçando as defesas naturais das plantas para que resista às elevadas temperaturas.

Os resultados, até ao momento apontam para uma boa produção, com crescimentos homogéneos. Relativamente aos aspectos de qualidade, os frutos estão com °Brix a variar entre 5-7 e boa cor.


campo milho
MILHO SILAGEM

Área do Campo de Demonstração:
Campo de Demonstração Milho Silagem: 4ha

O campo de demonstração do milho foi desenvolvido em 4 hectares de um pivot.

O milho foi semeado a 3 de maio para que, tal como o campo de tomate de indústria, a colheita acontecesse nos dias da Agroglobal.

A aplicação de fundo iniciou com Renovation Fuerza Plus 123 (6-8-18) e posteriormente, na linha, foram aplicados Agristart Actibion (12-25-5) e Renovation Fuerza Multiphos 814 (8-14-5).

milho silagemEstas duas gamas - Renovation Fuerza e Agristart - têm como característica principal a Tecnologia PROLIFE® que disponibiliza substâncias precursoras para o desenvolvimento de microrganismos que melhoram a fertilidade do solo e que estimula os processos fisiológicos das plantas, e a tecnologia PROTECT®, que impede a imobilização do fósforo nas estruturas do solo, graças à ação de leonarditas e enxofre orgânico incorporados nesta tecnologia que garantem uma maior percentagem de fósforo disponível para as plantas e por um maior período de tempo.

Na sacha realizou-se uma adubação com Renovation Fuerza Energy. Trata-se de uma solução com 30% de azoto, pobre em cloro, para uma ótima resistência da cana e adequada maturação dos grãos, e rica em boro, zinco e manganês para uma nutrição mais completa.

Em todo o pivot, aplicou-se ainda a solução azotada 32N que acrescenta 100 unidades de azoto à cultura. A expectativa que têm é grande relativamente à produção, dado o bom potencial vegetativo, o bom desenvolvimento dos caules e das maçarocas.